Vale a pena ler de novo: 10 coisas que você precisa saber antes de criar um blog


Eu tava fuçando uns posts antigos aqui no blog que certamente vale a pena ler de novo principalmente se eles derem dicas sobre blogs! Bora relembrar?

Todo mundo pensa que vida de blogueira é só glamour né? Mas tem que ralar muito e se dedicar com todo amor e carinho do mundo. Se seu sonho é ser blogueira só pra ganhar "mimos"  pode ir parando por aí que isso é o maior erro que as blogueiras novas estão cometendo, é por estas e outras que eu decidi criar este post com as 10 coisas que você precisa saber antes de criar um blog.


 Saiba tudo sobre SEO

Search Engine Optimization (Otimização de sites) essa ferramenta vai ajudar as pessoas encontrarem seu blog. Ele é extremamente importante!
O SEO configura o seu blog para quando as pessoas digitarem no google por exemplo: "como fazer um delineado gatinho" vai amostrar imagens de algum post que você fez sobre o assunto, isso vai atrair mais leitores para o seu blog.
Huhuuu isso significa que você não precisa pagar por algum tipo de publicidade para aumentar as visualizações da sua página, as pessoas podem encontrar seu blog de maneira rápida e fácil, e isso é muito bom!
O google tem um guia detalhado sobre SEO se você tiver paciência para uma leitura vale o click.

Disponibilize também uma versão móvel para o seu blog

Hoje em dia mais e mais pessoas estão acessando blogs através de celulares e tablets, por isso é bom você disponibilizar uma versão móvel do seu blog para as pessoas acompanharem seu blog. Se seu blog não tiver este mecanismo ou carregar de forma lenta as pessoas simplesmente vão sair do seu blog e provavelmente não vão mais voltar #nobueno.

Ter um template digno

Quando você cria um blog a primeira coisa que você deve fazer é personalizá-lo e torná-lo seu cantinho, e não um blog genérico que você encontra o mesmo template em diversos blogs por aí. Há diversas pessoas que trabalham personalizando blogs de acordo com o que a cliente quer, eles são chamados de webmaster ou webdesigner (eu sou uma e cobro baratinho), a gente trabalha pra deixar o blog com a sua cara...o blog dos sonhos sabe?!
Se você é do tipo DIY e não tá afim de gastar e quer fazer o trabalho duro sozinha, na internet existe diversas dicas de como personalizar blogs que vai desde menus de navegação à área de postagem e etc.
Se você está procurando um tema editável eu já disponibilizei um aqui no blog, basta personalizar e adaptar o modelo de acordo com suas necessidades.

 Instale o Google Analytics

Eu vim instalar o google analytics dias desses no blog e confesso que me arrependo de não o ter instalado antes. Essa é uma ferramenta gratuita que fornece toneladas de informações sobre o tráfego do seu site, bem como os seus visitantes diários, qual a quantidade de pessoas que te visitam por país e diversas outras informações que são essenciais para você acompanhar o crescimento do seu blog, além disso, se você quer rentabilizar seu blog a maioria das empresas pedem informações do Google Analytics, pois eles vão querer saber os números de acessos do seu blog e outras coisinhas que são essenciais para fechar aquela parceria amiga ;).

Crie duas páginas 

Cada blog é diferente, mas todos eles devem ter no mínimo estas duas páginas principais:

Sobre: Use esta página para permitir que os visitantes saibam sobre quem é você, nele deve conter informações do tipo " Porque você decidiu criar este blog?", "Sobre o que você escreve?", "O que você gostaria de destacar rapidamente sobre si mesmo?", etc. Apresente sua personalidade, é ela que vai envolver seus leitores no blog, haa e não se esqueça de colocar uma foto também! As pessoas vão adorar ver a blogueira!
Contato: o contato deve conter os meios de comunicação que seus leitores podem usar para entrar em contato com você caso eles tenham uma pergunta, elogio, reclamação (esperamos que não tenham muitas) ou empresas que queiram fazer parceria. Você pode colocar também um formulário de contato (existem vários sites que fornecem este plugin).

Tenha ícones das redes sociais em seu blog

Você quer que além do blog as pessoas fiquem por dentro do dia-a-dia do blog através das redes sociais, certo? Bem, sugiro que você coloque botões que redirecionem seus leitores para as suas redes sociais, além de atrair mais pessoas para o seu blog os leitores vão poder saber mais um pouquinho sobre você.
Eu já disponibilizei aqui  ícones lindos e sugiro que eles fiquem no topo da barra lateral .

Permita que os leitores assinem o seu blog

Você não quer apenas que as pessoas visitem seu blog, você também quer que eles voltem para o seu blog novamente! A melhor maneira de fazer isso é instalar o plugin que permite que as pessoas se inscrevam no seu site e obtenham um email em sua caixa de entrada com mantendo-os informados com os últimos posts do seu blog.
Alguns blogueiros enviam emails diariamente, enquanto outros enviam boletins semanais/ quinzenais/ mensais e por aí vai, o que importa é mantê-los informados com os posts atuais do seu blog.

Domínio Próprio

O domínio é o que ajuda a tornar o seu blog algo profissional, para ser levado à sério. Com o domínio o seu site sai do blogspot/wordpress e vira .com ou .com.br . 
O domínio custa cerca de R$30 reais por ano, e se vale à apena? Ô se vale!
O domínio é o complemento do bom conteúdo que você tem + o template moderno, esse trio parada dura vai fazer o seu blog bombar, por isso ele é super essencial.

Imagens de boa qualidade

Pode parecer bobagem mas blogs com fotografias bonitas deixam o post mais rico, eu digo rico em forma de conteúdo tá gente?
Não precisa ter uma câmera profissional para tirar fotos de boa qualidade, basta saber alguns truques e configurar sua câmera de acordo como ambiente ao qual vai se fotografar, sem gasto e com uma pitada de conhecimento sobre fotografia seus posts vão ter mais acessos.

Tempo para postar

No mínimo você deve postar uma vez por semana, o essencial é postar 3 vezes por semana mas se você tiver disponibilidade vale postar todo dia, os posts devem ser 100% escritos por você e caso você não o tenha feito os créditos finais são super importantes, ninguém quer uma blogueira copia e cola...isso seria um fracasso total para o seu blog. Uma dica é organizar um calendário com as postagens, assim você vai saber o dia certo de postar cada assunto e assim seu blog vai estar sempre atualizado.

Ufa, isso é o essencial que você deve saber antes de criar um blog, têm alguma sugestão? Dúvida? É só comentar ou me mandar um email que ficarei feliz em lhe ajudar.



Nenhum comentário