Descubra qual o tom de batom que favorece a sua pele



Hello gurias!
Se tem uma coisa que mulher sempre tem nem que seja umzinho é o tal do batom, a cor do batom é um detalhe que faz toda a diferença em um look, mas nem sempre é fácil escolher o tom que caia bem com o seu estilo, seu tom de pele, olhos e cabelo. Quem tem pele clara, por exemplo, pode usar e abusar de cores vibrantes que tragam alegria, enquanto as morenas devem optar por tons quentes que contrastem e harmonizem o tom da pele. E não é apenas isso, existem várias regras que você deve ficar de olho antes de levar um batom pra casa, mas isso vamos tratar no post de hoje que tá cheio de truques pra você escolher as melhores cores e sair arrasando por aí.

Loira de pele clara


Esse é o tipo de pele da mulher européia, embora nosso país seja bem diversificado muitas brasileiras possuem este tipo de pele. Para ressaltar esse tom de pele você deve ter em mente que harmonia é a palavra chave. Os tons que mais favorecem as clarinhas fazem parte da gama de tons quentes: rosa fúcsia, vermelho e marrom. Fuja dos tons frios pois eles vão te deixar com cara de morta.
Mas é óbvio que nem sempre a gente vai sair por aí com um tom de batom forte, por isso se você quer apostar em um tom mais discreto aposte no tom rosa quartzo intensificando a maquiagem dos olhos para dar vida ao rosto. Se você escolher uma cor de batom mais intensa, sempre dentro da gama de cores que te favorecem, também escolha o blush um tom mais quente para que o contraste não entre em guerra com o tom da sua pele haa e opte por sombras claras para maquiar os olhos.

Pele clara e cabelo escuro


Para este tipo de pele você deve optar por cores frias e para um contraste maior com o tom da pele opte pelos tons intensos, mas esses tons sempre devem harmonizar com o tom do seu cabelo. Os mais elegantes são as cores: rosa, fúcsia, vinho e vermelho.
Neste caso devemos também levar em conta a cor dos olhos: o batom deve ser mais escuro. Se você tem os olhos claros pode apostar nos tons pastéis. Se seus olhos são castanhos você deve subir o tom do batom e optar por tons cereja.

Pele morena



Pele morena serve tanto para as que gostam de se bronzear no sol como as que são morenas de berço, como Juliana Paes. São peles de base amarelada então os tons mais indicados são tons quentes de base alaranjada, pêssego, coral, marrom, cereja, vermelho e vinho. Se você tem o cabelo claro também pode usar os batons em tons pastéis e se seu cabelo é escuro melhor apostar por cores mais escuras.
Se optar por usar um batom nude ou um batom cereja lembre-se de dar destaque para os olhos usando e abusando de tons mais calientes.

Pele escura



O ideal neste tom de pele é fazer com que a cor do batom se destaque, seja optando por batons com brilho ou escolhendo cores vibrantes como: vermelho, rosa e laranja. É melhor você descartar os tons em textura matte e as cores escuras como o marrom e o borgonha que deixam a pele com um aspecto opaco.

Olhos escuros, cabelos claros e pele branca



Escolha uma cor de batom vermelho intenso e vermelho escuro para combinar com olhos castanho escuro. Caso seus olhos sejam claros você pode usar as cores mencionadas lá em cima onde eu falei sobre peles claras.

Olhos claros, cabelos escuros e pele clara



Experimente os marrons e tons puxado pro chocolate, aproveite que é tendência e saia por aí desfilando lábios "marrom bombom".

Olhos escuros, cabelos escuros e pele morena




As sortudas que possuem a pele morena ficam favorecidas com qualquer cor, exceto as super claras, use batom tom marrom ou cor de vinho tinto e ameixa.

Olhos escuros, cabelos escuros e pele branca



As cores de batom em tons terrosos tanto claro como escuro em geral cai muito bem.

Batom vermelho não serve pra todas?

Apesar de todas as dicas e truques acima, existe uma cor infalível que qualquer mulher pode usar. É o batom vermelho, claro, embora seja fundamental encontrar o tom exato que combinará com a sua pele, os seus cabelos e os olhos.

  • Vermelho alaranjado para a pele morena.
  • Vermelho cereja para peles claras com cabelo escuro
  • Carmín para as loiras


Dicas ao aplicar o batom

  • O formato dos lábios é outro elemento que devemos levar em conta na hora de maquiar-los. Se você tem os lábios finos pode optar por delinear-los com um lápis na cor natural um pouco fora da linha da boca, cuidado pra não exagerar e deixar com aspecto artificial. Use um brilho labial e evite tons muito intensos que só vai destacar aquilo que você não quer.
  • Outro truque é aplicar gloss no centro dos lábios, esse truque dará volume para a boca ( este segredinho também serve pra quem tem lábios 'enrugados'. Por essa razão fuja dos batons matte pois é bem provável que ele cause o efeito oposto.
  • Está provado que, visualmente, não se deve usar um tom mais claro que a cor dos seus olhos. Isso e algo que quebra a harmonia do rosto maquiado, não importa o quão bafônica a make esteja o batom pode arruiná-la. 
  • Quando você usa lápis labial e batom líquido ou em barra mesmo, lembre-se de comprar na mesma gama de cores, não está na moda você usar um lápis mais escuro que o tom do batom por isso compre o lápis e o batom da mesma cor.
  • Compre uma escova de dente com cerdas macias e com açúcar passe nos lábios com movimentos circulares e faça uma leve esfoliação, este truque serve pra remover as células mortas e vai melhorar a textura dos seus lábios além de reativar a circulação da zona labial.
  • Realce a brancura dos seus dentes usando cores pálidas, como o nude.
  • Se quiser lábios maiores, obtenha o efeito de volume  dando um toque de corretivo bege no centro dos lábios.


Bom, é isso gurias, espero que tenham gostado das dicas. E pra quem não gosta do batom vermelho ou mais forte por mais que realce sua beleza eu sugiro que vá usando aos poucos, porque na minha opinião é uma cor belíssima e que valoriza muito a make!

Nenhum comentário