Dormir pouco engorda, segundo pesquisa!


Dormir pouco e ganhar peso (incluindo aqueles indesejáveis centímetros à mais de cintura) são dois fatos cada vez mais comuns, e pode não parecer, mas ambos estão relacionados entre si. Um estudo publicado recentemente pela Plos One mostrou que pessoas que não dormem as horas recomendadas cada noite (entre 7 e 9 horas) possuem maior probabilidade a ter excesso de peso e possuem uma circunferência abdominal bem mais generosa que o normal.
O que realmente me deixou surpreendida nesse estudo é que a falta de sono faz ganhar peso até mesmo pessoas que seguem uma dieta saudável!


O estudo, realizado no Reino Unido com 1615 adultos, reuniu informações sobre seus hábitos de sono e alimentação.Além disso, foram recolhidas amostras de sangue, pressão arterial, colesterol, níveis de açúcar no sangue e a circunferência da cintura. O objetivo dos pesquisadores era verificar se as horas de sono poderiam alterar estes padrões comuns de saúde.
E em muitos casos foi comprovado que as pessoas que dormiam em média de 5,9 horas a cada noite tinham quase 3 centímetros de circunferência abdominal e seu índice de massa corporal foi bem maior em comparação com as pessoas que dormiam cerca de 8,4 horas por noite.
Os pesquisadores associaram as poucas horas de sono com níveis mais baixos de colesterol (HDL), o chamado bom colesterol, considerado por especialistas como proteção contra doenças cardiovasculares, também associaram com níveis mais altos de açúcar no sangue, inflamações e uma função mais baixa da tireoide.

De acordo com este estudo, uma dieta saudável não mudaria muito o impacto das poucas horas de sono sobre o ganho de peso. Os pesquisadores acreditam que alguém que dorme pouco também possui um metabolismo mais lento que não ajuda nem na perca de peso nem a queimar calorias.

O trabalho dos pesquisadores apoiam a idéia de que as horas de sono impacta diretamente com os quilos a mais. "Os que dormem na quantidade recomendada (entre 7 e 9 horas de sono), segundo a National Sleep Foundation, mantêm-se em seu peso e possuem menos probabilidade de engordar", os autores da pesquisa afirmam que cada pessoa não precisa dormir a mesma quantidade de tempo, e recomendam encontrar um padrão de sono que lhe permita acordar naturalmente (sem o uso de despertador) todas as manhãs.
"Se você precisa de um despertador para se acordar todas as manhãs, isso significa que você não está dormindo as horas de sono necessárias para otimizar a sua saúde", afirma o estudo.

Depois dessa pesquisa sabemos agora de onde surgem aqueles quilinhos á mais que são totalmente inesperados.
Foco na dieta e foco no sono!

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