FlatLay: O que é essa nova tendência?


Se você usa Instagram, provavelmente já deve ter visto fotos Flatlay. As Flatlays vieram pra mudar completamente a paisagem da fotografia nos últimos tempos e no post de hoje vamos falar mais um pouco sobre este estilo de fotografia que é tendência no segmento fotográfico.

Mas o que é Flatlay?

Flatlay é basicamente uma imagem tirada de cima, esse estilo de fotografia valoriza os objetos que compõem a imagem tornando assim ao espectador um olhar mais detalhado e organizado dos objetos em foco. a Flatlay se tornou a nova 'trend'  do instagram e é uma maneira  eficaz e bonita de mostrar pros seus followers seus objetos favoritos e o famoso look do dia de uma forma que é esteticamente agradável.

Tipos de Flatlays

As Flatlays podem ser categorizadas por dois tipos: centrado em torno do objeto ou centrado em um ângulo alternativo.

Centrado em torno do objeto: neste tipo de flatlay o foco vai estar em torno do objeto central que você deseja destacar! Por exemplo, na foto abaixo o assunto principal é o e toda a foto é desenhada ao redor com outros objetos que complementam a imagem.

Centrado em um ângulo alternativo: aqui é um tipo de flatlay que foge um pouco do comum e é um pouco mais difícil de conseguir já que o ângulo deve estar perfeito. Esse tipo de flatlay é uma alternativa ao flatlay comum onde a foto é tirada de cima, para que o clique saia perfeito tente usar a configuração grade que geralmente você encontra tanta em câmera de celular como em câmeras digitais, e tire a foto de vários ângulos diferentes pra ver qual vai dar maior visibilidade aos objetos na foto.

5 dicas para se tornar craque em flatlays

Ultimamente pra mim, flatlays tem se tornado meu tipo de foto favorita pro Instagram. Tirar fotos neste estilo de forma perfeita não é tão difícil quanto parece, mas pode ser complicado. Nos últimas semanas eu treinei um pouco e experimentei fotografar uma variedade de flatlays e abaixo estão algumas dicas que eu peguei ao longo do caminho.

1.Qual mensagem você quer transmitir através da sua foto?

Na minha humilde opinião, ter um conceito é o segredo por trás de uma boa foto flatlay. Claro que você pode usar e abusar de itens aleatórios que fiquem em harmonia na fotografia, mas se não há um conceito ou significado por trás da criação a foto não ficará tão impactante como deveria ser. Seu conceito pode ser qualquer coisa, desde um simples "look do dia" até "o que está na minha mesa", mas precisa ter um conceito sólido. Então, antes de tirar um foto estilo flatlay, pergunte-se sobre o que você deseja transmitir através desta foto flatlay? Que mensagem você quer passar para a pessoa que olhar sua foto flatlay? Uma vez que você tenha isso em mente, vai ser muito mais fácil criar uma fotografia flatlay. No exemplo abaixo tem uma flatlay mostrando o que tomei no café da manhã em um dia específico.


2. Opte por uma iluminação suave

A iluminação é um dos componentes cruciais para obter um flatlay que evidencie todos objetos da foto. Uma vez que uma foto plana é bidimensional, é melhor evitar sombras nas suas fotos. E por esse motivo a melhor luz a ser usada é a luz natural suave e difusa, quando o sol está em seu pico, por volta do meio-dia, ele causa várias sombras nas suas fotos e pode ser bem desagradável, especialmente neste tipo de foto onde a câmera fica posicionada acima dos objetos.
Portanto, certifique-se de tirar fotos no início da manhã ( 6hs ás 10hs ) ou no finzinho da tarde ( 3hr ás 5hs ) quando o sol já estiver se pondo.


3. Escolha um plano de fundo simples

Quando se trata de plano de fundo para flatlays, menos é mais. Escolha um plano de fundo branco e simples para que o fundo contraste com os objetos que estão criando o flatlay. Você pode comprar uma placa de madeira branca, uma lona ou até mesmo uma cartolina branca que encontramos facilmente em livrarias. Você também pode usar fundos coloridos, mas certifique-se de coordenar bem com as cores dos itens da flatlay. Usar um objeto escuro na combinação de fundo escuro pode resultar em uma compilação plana que não vai parecer muito clara, você pode usar fundos com textura, mas evite ao máximo estampas grandes e muito coloridas pois vai deixar sua foto meio confusa.



4. Fotografando de cima

Vimos que a fotografia Flatlay são categorizadas por dois tipos e o mais comum é onde a foto é tirada de uma vista superior que também é conhecida como bird eyes view (visão olho de pássaro) já que você olha pra cena a ser fotografada como um pássaro voando no céu olha para baixo...é meio sem sentido mas vamos lá...tirar fotos flatlay do topo é bem mais fácil do que parece, o segredo é manter o celular/câmera em forma paralela ( plana ) ou direta para a cena a ser fotografada. Mesmo a menor inclinação pode ser perceptível numa foto flatlay, então o segredo reside em manter a câmera direta e plana de acordo com a cena.


5. Use o grid (grade)

A maioria das câmeras, sejam elas de celular ou não, possuem um recurso maravilhoso que se chama grid (grade) que ajuda você a alinhar sua câmera de acordo com a cena a ser fotografada. Ao usar o grid você vai compor sua foto efetivamente de uma forma bem fácil.

Resultado de imagem para câmera grid



Não esqueça de se inspirar

Um pouco de inspiração nunca é demais, criar flatlays requer muita criatividade e, se você esta em busca de inspirações criativas, abaixo eu separei algumas contas no Instagram que fazem flatlays belíssimas.





Espero que tirem bom proveito das dicas de hoje, em breve quero ver a flatlay de vocês arrasando por aí heim?

Nenhum comentário