Mitos e verdades sobre Óleo Facial



Primeiro foram os óleos corporais, logo depois vieram os óleos capilares e é claro que não poderia faltar um óleo específico para a área do rosto. O óleo facial é o novo 'must-have' dos tratamentos anti-idade que está fazendo parte da rotina de beleza de quem está acima dos 20.
O óleo facial tem sido uma verdadeira descoberta pra mim, antes eu tacava na pele produtos oil-free(livre de óleo) porque pensava que produtos que continham óleo iam deixar minha pele com acne. Mas após dar uma pesquisada e começado a usar, eu descobri que óleo facial é o que há de melhor!

Os benefícios do óleo facial são múltiplos, especialmente anti-idade. Os óleos faciais ajudam a mitigar as linhas de expressão e a aumentar a luminosidade do rosto sem deixa-lo com aspecto oleoso.
Mas ainda há muitas mulheres que não se atrevem a usa-los em seu ritual de beleza por causa das dúvidas e suspeitas que eles levantam.
Mas chega de suspeitas ou dúvidas sobre esse produtinho milagroso! Abaixo reuni alguns mitos e verdades sobre o óleo facial.

Mito: Não absorve facilmente
Verdade: Os óleos são absorvidos diretamente pela camada superior da epiderme, onde atuam melhorando a função da barreira. Os lipídios da pele têm grande afinidade por outros lipídios (isto é, óleos) para que eles não apenas absorvam rapidamente, mas também tenham uma grande capacidade de penetração, fazendo com que seus ativos atuem nas camadas mais profundas da pele.

Mito: Produz oleosidade
Verdade: Um bom óleo não produz oleosidade ou brilho em excesso, entre outras razões porque a pele absorve o óleo rapidamente. O que faz é dar uma luminosidade, melhorando a hidratação e a nutrição da pele. Com o óleo, a pele permanece luminosa, macia e melhora (muito!) as rugas.

Mito: Causam acne
Verdade: é um fato que óleos minerais causam acne, mas a qualidade dos óleos cosméticos e secos não. Tanto pela sua formulação quanto pela seleção de seus óleos, são absorvidos rapidamente, e não dilatam os poros.

Mito: Não hidratam
Verdade: O 'cimento' que liga as células da epiderme entre si são os lipídios: óleos que os mantém unidos. E quando essa barreira epidérmica é compacta, a pele é saudável e parece luminosa e radiante. Ao fornecer lipídeos relacionados com a pele através de um bom óleo facial, estamos dando á epiderme a quantidade certa de óleos que melhoram a função da barreira, o que se traduz em uma menor perda de água transepidérmica.

Mito: É indicado apenas para peles maduras
Verdade: A pele começa a envelhecer antes dos 25 anos, embora os sinais externos demorem mais para transparecer, mas mesmo em idade tão jovem a barreira lipídica começa a sofrer e a regeneração celular diminui. É por isso que a prevenção é tão importante, e os óleos são excelentes para isso, pois ajudam a manter a coesão da barreira epidérmica. E se estiver em boas condições, será mais forte, mais resistente, mais saudável e estará protegida.

Qual o melhor momento para usar os óleos faciais?

O óleo facial é diferente do sérum, mas pode ser aplicado pela noite. Também pode ser usado junto ao seu creme hidratante, adicionando apenas umas gotinhas do produto. É uma ótima opção para usar antes da base de maquiagem. Em geral, é melhor usar óleos faciais durante a noite, embora existam muitos óleos que podem ser usados durante o dia.

Lembre-se: É importante usar pouca quantidade. Leia sempre as instruções do fabricante, mas, em geral, 2 ou 3 gotas é o suficiente para o rosto e pscoço. Depois de limpar a pele, aplique algumas gotas do óleo facial e logo após aplique o seu creme hidratante como de costume.


Com tantas funções benéficas em um único produto, vale á pena começar a usar já o óleo facial.


2 comentários

  1. Muito bom saber, obrigada, aqui pele beeemmm madura 😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do post Léa. Ainda bem que o óleo é liberado pra todo tipo de pele né? Eu tava com uma linha de expressão na testa e após o uso do óleo ela tá sumindo kkkkkk ainda bem porque tenho pavor de linha de expressão, rugas e companhia! Mas infelizmente um dia vou ter que encarar essa realidade...mas enquanto isso taca-lhe óleo na cara kkkkkkk
      =* Bjus

      Excluir