Guia definitivo para ser uma influencer de sucesso


Vamos falar de um assunto que geralmente muita gente tem dúvidas e quer que elas sejam respondidas o quanto antes e eu entendo perfeitamente vocês. A cada 20 perguntas que recebo, seja de amigos ou leitores é: "Como conseguir seguidores e fazer sucesso no instagram?". Pois bem, antes de responder essa pergunta e dar dicas pra você conquistar seu espaço no mundo das influencers digitais, preciso dizer que ser influencer não se trata de receber comentários legais, ter vários k's na conta e receber produtos grátis, é um trabalho como qualquer outro, mas a diferença é a forma como você executa esse trabalho. Por isso resolvi fazer desse post um guia definitivo onde você vai aprender:

  • Os passos que você deve dar para conseguir seguidores;
  • Como conseguir sua primeira parceria;
  • Os truques e técnicas para ganhar dinheiro no Instagram.

Corre lá e pega papel e caneta pra anotar as dicas!

O primeiro passo, caso você ainda não tenha, é fazer uma conta no instagram, uma vez que tenha já podemos começar a trabalhar nos passos que você tem que dar para conseguir a maior visibilidade possível e crescer na comunidade.

Tudo pronto? Então simbora!

Passo 1: Defina a sua Bio

A biografia é uma das primeiras coisas que um usuário vê ao visitar o seu perfil. Portanto, Evite colocar na sua bio textos ou frases do tipo: Influencer/ Blogger / Youtuber... deixe de lado o ego já que não queremos isso! Em vez disso, coloque seu e-mail, uma frase que te inspire, o link do seu site ( se você tiver)... isso será o suficiente. Incluir emojis também pode ser uma boa opção para dar um tcham no seu texto e fazer com que ele se destaque mais.



Passo 2: Siga contas que tenham a mesma temática que seu ig

Se você quer ser uma influencer de moda, siga contas relacionadas com moda, outros influencers, marcas e etc. Seguir muitas pessoas é a única maneira de ter uma visibilidade no começo.

Passo 3: Interaja

Aqui é onde você começa a arregaçar as mangas. Seja ativa, interaja e se envolva com pessoas que seja o seu público alvo. Lembre-se que influencer é uma profissão e toda profissão requer remuneração, e interagindo com outras pessoas é uma das melhores formas para conseguir mais seguidores, esse tipo de interação fará seus seguidores crescer.

Passo 4: Use imagens de alta qualidade

Este ponto é essencial. Você jamais vai conseguir ser uma Influencer se suas fotos forem ruins, desfocadas, tiradas com uma câmera de celular com MP baixo e mal enquadradas. Se você quer se destacar nesse meio digital você vai ter que fazer muitas fotos. Imagens de alta qualidade torna sua conta atraente, e bem sucedida. Se você acha que não manda bem na fotografia, você deve tentar se especializar na área, pelo menos saber o básico. Existem vários cursos online inteiramente grátis que vão ajudar bastante pra você aprimorar seus conhecimentos na fotografia. Se realmente fotografia não é seu ponto forte você pode usar fotografias compradas ou contratar um fotógrafo.


Dica: Uma coisa que você deve sempre ter em mente é dar o crédito adequado ao usar uma foto de outro usuário do Instagram. É muito antiquado usar fotos de outro usuário sem dar o merecido crédito.

Passo 5: Compre roupa ou peça emprestado!

Se você quer ser uma influencer de moda você terá que investir em roupas, mas nem sempre temos um cartão de crédito com limite infinito, então não se envergonhe de pedir roupa emprestado à sua amiga/ vizinha/ irmã/ prima!
Outra opção é em vez de ostentar com peças de luxo, procure mostrar peças que caibam no bolso de todo mundo e que proporcione uma variedade de looks. O truque está em saber combinar todas as peças!
Outra tática que várias influencers usam é fazer parceria com algumas marcas (com mais seguidores que você) que emprestem algumas peças de roupa em troca de divulgação...se eles realmente gostarem quem sabe role alguma parceria futura e você possa ganhar dinheiro através dela heim!?

Passo 6: Poste Constantemente

De princípio lhe recomendo postar todos os dias. As pessoas ainda não te conhecem, e ao ter poucas fotos no seu feed é preferível que você poste constantemente em seu perfil. Se puder, publique duas vezes por dia e o engajamento será muito melhor. Quando seu perfil já estiver um pouco conhecido, você pode baixar estas postagens para 3 ou 4 vezes por semana, mas este caso só é recomendado caso você já possua mais de 3.000 seguidores! Porém, antes de pressionar o 'compartilhar', pergunte a si mesma se o conteúdo tem um bom propósito + de alguma forma se relaciona com o seu público/tema do seu insta. Lembre-se de que o que vale mais é a qualidade das fotos e a coerência do conteúdo, não a quantidade.

Passo 7: Use hashtags

As hashtags são de suma importância e vão te ajudar bastante. Use hashtags relacionadas à temática do seu perfil, selecione apenas aquelas hashtags que possuam muitas publicações e que você vê que vai lhe dar maior visibilidade. Você pode usar várias hashtags e ver quais obtém maior engajamento pra você.

Dica: Não sabe qual hashtag usar? O site TagsforLike pode te ajudar a escolher qual hashtag top do momento na categoria Moda por exemplo e várias outras.

Passo 8: Não esqueça do stories

Cada vez mais o Instagram se reinventa lançando ferramentas de interação para os usuários, e o stories e uma delas. Em redes sociais como o Instagram devemos nos adaptar à cada novidade que aparece, se não nossa conta fica over e é facilmente deixada pra trás pelos seus leitores, e tenho certeza que você não vai querer isso né? E uma forma de manter seus seguidores fiéis às suas publicações é usando o stories. Registre vídeos diários e faça até mesmo live para ficar mais próxima do seu público, isso fará com que seus seguidores conheça você mais de perto.

Passo 9: Faça sorteios

Os sorteios ainda continuam sendo uma boa tática para obter mais seguidores. Sorteie algo que esteja relacionado com a temática da sua conta, como moda, por exemplo, as opções de sorteios são várias: um relógio, uma bolsa, uma saia... e não esqueça de colocar as condições de marcar 3 amigos no post. Você vai se surpreender com o número de pessoas que vão participar.

Passo 10: Frequente eventos

Mova-se! Não fique apenas produzindo conteúdo em casa, se você quiser ter mais visibilidade vai ter que se mexer. Entre em contato com as principais agências de comunicação da sua cidade e envie-lhes uma apresentação sua e do seu perfil (o famoso Midia Kit). Diga-lhes que você tem o interesse em receber comunicados da imprensa e convites para eventos, e obviamente gerar publicações sobre esses eventos em sua conta e até mesmo usar o stories para isso. Em 80% dos casos as agências vão lhe adicionar ao banco de dados.

E eis aqui o guia definitivo para se tornar uma top influencer no Instagram. Lembre-se sempre que é um trabalho e você não vai ser uma influencer de sucesso e obter vários K's de seguidores em apenas 3 dias, você vai ter que trabalhar duro e se manter no foco da sua conta. Somente  dessa maneira você começará a colaborar com marcas e ganhará dinheiro com isso.

Se tiverem dúvidas ou sugestões para o próximo "De blogger pra blogger" é só mandar um e-mail para: Contato@blogsweetchic.com.br


2 comentários

  1. Ótimo post! Parabéns pela dedicação e por transmitir esses conhecimentos.😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por teres gostado Iris! Espero que tire bom proveito do guia :* bjos

      Excluir