Detox inteligente: como limpar seu corpo


Quando estamos naqueles dias de estresse total procuramos aquele ombro amigo nos doces, café e muita gente apela até pra nicotina...e outras porções de coisas que sobrecarregam o fígado e o corpo no geral. Mas fica a pergunta: como sair desse círculo tóxico? Um jejum inteligente e sensato, projetado por um médico especialista pode ser uma forma alternativa detox e uma forma de recuperar o equilíbrio do corpo/mente, já que o jejum é uma prática que traz benefícios espirituais que nos ajudam a controlar o apetite e a temperança em geral.
Assim como nós precisamos de férias o fígado também necessita e o jejum é uma maneira que vai dar consequências positivas em todo o organismo.

Um estudo com ratos de laboratório, o dr. Valter Longo, diretor do Instituto de Longevidade da Universidade Sul da Califórnia, comprovou que "de dois a cinco dias de jejum ao mês reduzem os biomarcadores da diabetes, câncer e enfermidade cardiovascular em animais". Estudos posteriores realizados com humanos obtiveram os mesmos resultados. " Esses efeitos podem ser devidos ao fato de que o jejum reduz os níveis de insulina e de outro hormônio chamado fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1, que está relacionado ao câncer e diabetes", explica Longo. Quando você tem níveis baixos desses hormônios, o corpo entra em uma espécie de standby: o desenvolvimento celular diminui, o envelhecimento se torna lento e diminui o risco de doenças degenerativas.

Resultado de imagem para jugo detox

No célebro
  • "O jejum força o corpo a usar gordura em vez de glicose para obter energia", explica o dr. David Ludwig, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard. "Nesse processo, as gorduras se convertem em cetonas, em um estado conhecido como cetose. A cetose também é alcançada com dietas muito pobre em carboidrato e possui efeitos no célebro. Portanto, é usado para tratar a epilepsia refratária ( que não responde aos medicamentos), especialmente em crianças. Se você evitar atraques epiléticos, tem que ser bom para o célebro em outros aspectos. No momento, já ajuda a melhorar os sintomas de Alzheimer e Parkinson"
A idéia de que o jejum melhora a saúde foram determinadas na Bíblia e agora, muitos cientistas acreditam que o jejuar periodicamente é um padrão inscrito em nossos genes. A explicação? Durante milhares de anos os nossos antepassados viveram numa época onde jejuar era sinônimo de fortalecimento, a Bíblia menciona diversas ocasiões dentre elas a que Jesus passou 40 dias sem comer! É por isso que Deus nos fez com fígados e músculos capazes de armazenar carboidratos e com um tecido adiposo que acumula energia para viver por semanas.

E por quanto tempo se deve jejuar?

Há quem defenda o jejum total  e quem prefira o jejum parcial ( pode-se comer alguma fruta ou tomar suco). Do ponto de vista do jejum como exercício espiritual ou não, não podemos impor como deve ser o jejum correto em termos de ser parcial ou total.  Cada pessoa deve tomar a sua decisão sem criticar a escolha do outro, e sem o espírito de comparação e sim com o coração em contrição perante Deus (Mateus 6:16-18).
O jejum completo ou mesmo parcial com sucos de vegetais pode ser realizado durante 24 horas dentro de um período alimentar de uma semana, duas semanas ou até mensalmente.

Resultado de imagem para jugo detox

"Alguns seriam mais beneficiados pela abstinência de alimento por um dia ou dois cada semana, do que por qualquer quantidade de tratamento ou conselho médico. Jejuar um dia por semana ser-lhes-ia de incalculável benefício. ” Ellen G. White, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, página 189.

Embora ninguém diga que renunciar certos tipos de alimento seja fácil, no início, essa prática fortalece o corpo e a mente, o jejum é como o exercício físico, que gera estresse e inflamação num primeiro momento, mas que logo lhe fortalece e te protege frente as doenças  e pressões da vida.

Nenhum comentário