Cristãos Online



O mundo está se tornando cada vez mais conectado. E algo que compartilhamos pode se tornar "viral" em menos de dez minutos. As diferentes plataformas de mídia social também estão interconectadas. Alguém vê um ótimo post no blog e rapidamente irá compartilhá-lo com seus amigos no Facebook, twittar sobre ele, mencioná-lo no Google+ e colocá-lo no Pinterest,ou ainda fazer aquela indicação sobre o post no Instagram.

Sempre que eu posto algo com uma foto legal, pelo menos seis pessoas vão salvar dentro de uma hora, às vezes minutos. O Instagram,Facebook,Pinterest e Twitter surgiram como uma ferramenta muito surpreendente e poderosa para empresas e cristãos.

Agora ter aquele post viral é bom se o que você escreveu é útil!


A internet, e especialmente a mídia social, abriu um mundo de oportunidades para os cristãos. Nossos ministérios pessoais podem ser tão únicos quanto nós e muito abrangentes.

Mas esse ministério pode deixar de ser único quando tiramos Cristo do foco. Muitas vezes desanimo quando vejo cristãos se envolvendo em discussões sérias com pessoas em blogs ou redes sociais. Às vezes eles ficam com raiva porque alguém usou uma palavra ofensiva. Às vezes eles entram em discussões sobre doutrinas escriturísticas. Esse tipo de comportamento online simplesmente afasta as pessoas de Cristo, e não só as pessoas como você também se afasta de Cristo. 
Quando você interage online, não faz ideia do que quem digita por trás da tela estão passando. Estenda a mão e toque sua alma com o amor de Cristo. Não importa se você não concorda com a opinião deles sobre algo. Peça ao Senhor para torná-lo acessível para que alguém que sofra se sinta seguro em confiar em você. E quando eles confiarem em você, ore antes de responder. Não tente consertar tudo. Apenas simplesmente se importe. Ouça seu coração.


Não estou dizendo que você nunca deveria falar sobre doutrina. Mas isso deve vir depois - depois que eles confiarem em você - e através de mensagens privadas ou grupos privados. Geralmente é bom usar "elogios" como postagens ocasionais que farão com que as pessoas façam perguntas. Quando eles perguntam, você tem a oportunidade de plantar sementes.

Abaixo separei alguns princípios para o evangelismo on-line de formagentil:

Existem dois princípios dos escritos de Ellen White que gosto de ter em mente quando interajo com pessoas on-line e off-line:

👉Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: "Segue-Me." (João 21:19. A Ciência do Bom Viver, pág. 143.)

👉“... não insistais muito fortemente em vossos pontos de vista peculiares.Falai a princípio com eles de assuntos em que possais concordar. . . Tanto vós como eles sereis levados a mais íntima ligação com o Céu, enfraquecer-se-á o preconceito, e será mais fácil chegar ao coração." (Evangelismo, pág. 446.)
e
👉 Não apresente assuntos que despertem controvérsia. (The Review and Herald, 4 de abril de 1899, pág. 8.)

E aqui estão dois princípios bíblicos para se ter em mente:


  •  A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata  (Provérbios 25:11)
  •  A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; ... (Provérbios 18:21)


O que você diz por escrito é permanente.

Seja cuidadoso. Mesmo que seja uma mensagem privada, ela poderia ser compartilhada. Pode ser impresso e distribuído. Alguém pode colocá-lo em uma foto e compartilhá-lo no facebook. Poderia até mesmo ser usado como um slide em uma apresentação do youtube, com o seu nome nele. Então escreva tudo com o Céu em mente - e considere sua reputação!


Então pare e ore primeiro. Se você não se sente totalmente seguro, pense antes de postar.

Nenhum comentário