De olho no rótulo


Durante vários anos, andei comprando alimentos que se anunciavam como light, com baixo teor de gorduras, sem açúcar... mas pouco a pouco fui percebendo que, na realidade, a composição nutricional não era tão saudável como eu acreditava. Uma simples bolachinha para diabéticos (sem açúcar), leva uma dose extra de gordura para agradar ao nosso paladar e vice-versa.
 Ler os rótulos para saber as calorias, açúcares, fibras, sal, ajuda a ter uma noção e a controlar o que estamos ingerindo.
Fora essa situação, porque é que a leitura dos rótulos é tão importante?

Uma ida às compras por alguém com estrições alimentares pode demorar horas. Querem saber o porque? Porque grande parte dos produtos ainda não estão devidamente rotulados com a informação sobre os alérgenos em negrito e destaque e isso faz com que as pessoas com estas restrições tenham que ler todos os componentes daquela comida.

Não sei se vocês sabiam mas, por exemplo, o glúten pode surgir com outros nomes sem ser glúten, por isso, se virem alguma pessoa lendo rótulos e com papel na mão...é porque provavelmente essa pessoa poderá estar com uma pequena fila com as variações dos alimentos proibidos.

Mas hoje em dia surgem tantos alimentos que contém em sua embalagem com letras bem grande "sem glúten, sem lactose, vegan". Porque é que mesmo com a marca afirmando não possuir devemos checar pra ver se realmente não têm?
Muito simples, mesmo que existam produtos que digam com a letra bem grande "sem qualquer coisa" nós temos sempre que verificar se são viáveis para quem realmente tem essa alergia ou intolerância, porque a mais pequena quantidade pode desencadear algum tipo de reação.

Outra questão muito relevante ainda sobre as letras grandes é que nem sempre devemos confiar 100%. Ou seja, as vezes e por vários motivos e mais alguns, as marcas pretendem que o seu produto seja consumido... mesmo que, às vezes não seja 100% seguro para nós.

Abaixo fiz uma fila para vocês fazerem o download, imprimir e levar sempre na bolsa.Vai ser muito útil na hora de ir às compras 😉




Nenhum comentário