O que é bondade?


"Um ato de bondade é um gesto espontâneo de boa vontade para com alguém ou alguma coisa - nossos companheiros humanos, o reino animal e o reino da natureza." Palavras e ações amáveis vêm de um estado de benevolência, gerado por uma resposta central. Quando realizamos um ato de bondade, é uma mensagem de um coração para outro, um ato de amor, uma afirmação tácita de "eu me importo"--AKM

Benevolência é uma palavra que raramente ouvimos ser usada hoje. Benevolente significa que alguém tem disposição para fazer o bem e tratar os outros com bondade. Um presente generoso é um ato benevolente.
As pessoas que são benevolentes subiram de alguma forma acima do seu instinto humano padrão. Naturalmente,  o ser humano está inclinado a sacrificar as necessidades e desejos dos outros para seu beneficio.
Jesus foi a prova de que uma vida significativa é baseada em tratar os outros com benevolência - como gostaríamos de ser tratados (Mateus 7:12). De fato, ele disse que todos os ensinamentos da Escritura podem ser encapsulados neste único princípio.
A verdadeira religião não é seguir rigidamente as regras religiosas ou tentar ganhar pontos extras com Deus, para que ele nos deixe passar pelos “Portões Perolados”. Isso seria barganha.
A verdadeira religião brota de um coração que foi tão tocado pela benevolência de Deus que muda radicalmente e se torna um coração voltado para o bem.

Razões para ser gentil

A bondade se eleva acima do que é conveniente ou inconveniente. É uma decisão deliberada de agir de uma determinada maneira por causa de seus ideais ou crenças. A maioria das pessoas entende a importância de tratar as pessoas com benevolência e as insere em seus funcionários para sempre dar ao cliente o benefício da dúvida. Por quê? Porque os clientes são os reis e as rainhas dos negócios, o que significa que sem eles não haveria lojas, produtos, vendas ou empregos. Claramente vemos uma bondade comprada!
Jesus nos chama a uma forma de bondade que se eleva acima do ganho e da vantagem pessoal. Tratar os outros com bondade e graça é difícil de fazer se eles estão sendo desagradáveis e cruéis. Mas Jesus disse que devemos fazer isso de qualquer maneira: "Trate os outros da mesma maneira que você quer que eles te tratem" (Lucas 6:31).

“Palavras agradáveis são como um favo de mel, doce para a alma e saúde para os ossos.”
(Provérbios 16:24)
Devemos revelar nossa bondade não apenas através de atos,mas também de palavras.
Palavras são poderosas. Nós as usamos de muitas maneiras para expressar nossos pensamentos, sentimentos e necessidades. Provérbios 31 nos diz que uma mulher virtuosa “abre a boca com sabedoria” e fala com bondade.

Estamos mais propensos a ganhar outros para Cristo, se eles vêem "a lei da bondade" em nossas línguas. Tiago 1:26 diz que, "Se qualquer homem entre vós parece ser religioso, e não refreia a sua língua, mas engana o seu próprio coração, a religião deste homem é vã". As palavras que usamos diariamente podem falar muito sobre a nossa relacionamento com Cristo para aqueles que nos rodeiam. Como que um "não-crente"  se juntaria à família de Deus se ele não pode ver algo diferente em você, o crente?
O cristão é apontado pelos seus atos, palavras,vestimentas...o mundo está de olho em nós, cristãos, buscando achar qualquer falha para apontar o dedo e nos desfavorecer.
Por isso é importante estar-mos sempre em comunhão com Jesus,  só assim poderemos levar e mostrar para as pessoas o Deus de bondade e misericórdia por onde quer que andemos.

Feliz Sábado 😘

Nenhum comentário